top of page
Screenshot 2024-03-27 at 11.29.16.png

Textos y podcasts sobre cinema documental

Novos formatos para o cinema documental (parte II)

  • Foto do escritor: Davit Giménez
    Davit Giménez
  • 8 de out. de 2024
  • 1 min de leitura

Sigo acreditando que o eixo tradicional — fundos/editais para iniciar um projeto e finalizar em festivais X ou Y — pode ser quebrado com outras propostas. Para isso, precisamos repensar a estrutura dramática de um filme convencional.


No formato tradicional, estamos habituados a filmes de aproximadamente 90 minutos, geralmente contados em três atos, com arcos dramáticos, personagens que evoluem, e pesquisas internas que refletem as buscas do diretor ou da diretora.


No entanto, no cinema documental, podemos entender a pesquisa como o verdadeiro eixo do projeto, abandonando a ideia do filme como um produto final.


  • E se existisse uma plataforma online onde pudéssemos desenvolver e exibir nossa pesquisa através de fragmentos, sem a necessidade de formatar tudo em um filme completo?


  • E se vários diretores e diretoras pudessem postar esses fragmentos de suas pesquisas, incluindo personagens, retratos e sequências independentes da estrutura clássica?


Imagino um espaço onde cada um de nós pudesse seguir sua curiosidade como cineastas, investigando e produzindo sequências de forma mais cotidiana, sem depender de longos processos de aprovação em editais ou esperar anos de produção até finalmente editar o material.


O que proponho não é substituir nenhum formato, mas sim explorar novos caminhos, para que o impulso criativo não seja tantas vezes reprimido por um formato que, muitas vezes, se torna longo e frustrante.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page